Sagrados Corações
Pindamonhangaba
Pindamonhangaba está se consolidando como destino turístico, mantendo seu ar de cidade interiorana e localizada entre os centros urbanos de São Paulo e Rio de Janeiro.
Suas paisagens convidam a contemplação e a adrenalina dos esportes de aventura. Sua arquitetura histórica enchem os olhos de turistas e moradores. Suas fazendas são abertas a visitação e uma ótima alternativa para conhecer a diversidade do cultivo e as delícias gastronômicas tradicionais do Vale do Paraíba Paulista. A crescente atividade econômica de suas indústrias consolidou Pindamonhagaba como a capital nacional do alumínio.
Turismo Religioso
Caminho da Fé
Pindamonhangaba participa do Caminho da Fé desde sua criação, em fevereiro de 2003 e possui o maior trecho de percurso dentro de seu território.
Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), o Caminho da Fé foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de
Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio. Em seu caminhar, seguindo sempre as setas amarelas, o peregrino vai reforçando sua fé observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do caminho que é a síntese da própria vida.
Aprende que o pouco que necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo.
São aproximadamente 430km de percurso, atravessando a serra da Mantiqueira por estradas vicinais de terra, trilhas, bosques, pastagens e asfalto. A jornada dura de 14 a 16 dias, caminhando entre 25 e 30 KM/dia. O Caminho foi criado para ser feito a pé, mas também poderá ser feito de bicicleta.
Arquitetura Histórica
Palacete Tiradentes
Inaugurado em 1864, sediou a Câmara e a Cadeia até 1913. Serviu como instalação provisória da Faculdade de Farmácia e Odontologia.
Até 1976 o prédio foi da Congregação das irmãs Franciscanas, que instalaram o externato são José, após um período de uso particular, em 1984 voltou a abrigar a Câmara dos Vereadores.
Igreja de São José
Construída em taipa de pilão, foi inaugurada em 1848. Quando os despojos de D. Pedro I vieram de Portugal para o Brasil, com destino ao museu do Ipiranga, a urna contendo os restos mortais do imperador ficou exposta à visitação pública nesta igreja, honraria concedida a Pindamonhangaba, porque lá foram enterrados membros da Guarda de Honra que acompanhavam sua alteza no Grito do Ipiranga.
Palacete 10 de Julho
Construído no ano de 1876 para ser a residência do Barão de Itapeva, em três sessões distintas: o térreo, o pavimento superior, enfeitado com quatro estátuas, e o porão, que era moradia de
escravos, onde funcionava a capela e também onde se guardavam as carruagens. Foi sede da prefeitura até 10 de Julho de 2007.
Palacete Visconde da Palmeira
Construído no período de 1850 a 1864 o palacete em estilo neoclássico é considerado a unica reminiscência da nobreza rural cafeeira paulista. Foi residencia do Visconde de Palmeira e, depois, do seu genro, o Barão de Lessa. Atualmente abriga o Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro I e D. Leopoldina. É considerado monumento histórico Paulista desde 1969
Igreja Matriz
Templo inaugurado no início do século XVIII, logo após a emancipação política. Em 1841, foi reedificada, por ordem do vigário Monsenhor Marcondes, irmão do Barão de Pindamonhangaba. No ano de 1856 foi concluída nova reforma e sua fachada ganhou o aspecto atual. Parte das colunas e frontão tem estilo dórico e o restante tem estilo romano. Hoje o templo é denominado Santuário Mariano Diocesano de Nossa Senhora do Bom Sucesso.
Estrada de Ferro Campos do Jordão
Oportunidade única para conhecer de perto a Serra da Mantiqueira a bordo de um trem turístico, com todo o conforto, segurança e o acompanhamento de profissionais treinados para tornar seu passeio ainda mais exclusivo.
Suas construções obedecem uma linha arquitetônica que se mantém inalterada através dos anos, formando um conjunto harmonioso, típico das ferrovias do passado. Os bondes em estilo inglês, que transmitem charme, conforto e tranquilidade, enquanto de suas janelas pode se avistar as maravilhas naturais. As automotrizes que fazem o percurso Serra da Mantiqueira são o caro chefe da estrada de Ferro Campos do Jordão. .
Os trens que atendem o roteiro turístico, de Pindamonhangaba ao Parque Reino das Águas Claras, realizam o trajeto em 40 minutos. Durante o percurso, o visitante tem a oportunidade de conhecer a zona rural do município, com suas antigas fazendas cafeeiras, ainda da época dos escravos, e os belos campos de cultivo de arroz e gado.
Destino Aventura
Pindamonhangaba tem cenários variados e estrutura para receber as mais diversas modalidades de esportes de aventura, atraindo visitantes e apresentando opções de lazer para seus habitantes. Cada vez mais, a cidade se consolida com destino de turismo de aventura.
É comum vermos em nossos céus o colorido dos para-quedas, dos paragliders, das asas-deltas e até mesmo dos balões.
Em terra, sediamos competições de off road, como os jipões adaptados do rock crawling, o kartcross, as motocicletas e várias provas de enduro.
Em nossos Rios, a canoagem é um dos destaques e, para os amantes da natureza, as dicas são as trilhas a pé ou de bike, com paisagens de tirar o fôlego.
Nas pedras e cachoeiras, muitos praticantes de rapel liberam a adrenalina e, nas rampas de skate os esportistas mostram todo o seu talento.
Fonte: Secretaria de governo, integração e Turismo de Pindamonhangaba