O que é um retiro?

As preocupações do dia a dia transformam a vida das pessoas em verdadeiro corre-corre. Essa acentuada carga de tarefas acomete pais, mães, filhos, sacerdotes e religiosos, todos embriagados pela necessidade constante de execução de mais compromissos como: estudar, trabalhar, comprar, malhar. Pouco se dorme; pouco se descansa; pouco se atenta à família, a saúde, a si mesmo e a oração.

O Retiro Espiritual é uma pausa nessa rotina. É uma oportunidade para quem o pratica de encontrar-se consigo, de fechar os olhos, de contemplar o silêncio, de dar-se a oportunidade de ouvir a voz interior, de olhar-se no espelho sincero da realidade a ser encarada, de curtir o que se fez de bom e de encontrar soluções para o que pode ser melhor.
Assim, um sacerdote ou religioso que afogado pelas tarefas paroquiais não mais encontra tempo para a oração ou para o aconselhamento espiritual ou ainda para visitas aos doentes e necessitados, tem a oportunidade de parar e rever o seu compromisso e o sentido de sua vocação.

Em situação semelhante, um casal que já nem se fala, consumidos pelos compromissos de ambos, tem a oportunidade de rever o sentido de suas vidas, seus objetivos comuns, seus projetos de vida. E todos podem ter oportunidade de pensar nas pessoas que cruzam seus caminhos e entender o que Deus espera de cada um quando se fala em repartir os dons com amor no dia a dia.

Retiros podem acontecer de várias formas. Os mais comuns são os chamados retiros de Espiritualidade, que acontecem normalmente nos finais de semana com celebrações de Santa Missa e com a presença de um orientador espiritual que pode ser um padre, um religioso ou ainda um leigo preparado para o desenvolvimento do tema. Também existem os retiros em preparação para os sacramentos, ordem, primeira eucaristia, crisma, matrimônio, batismo que variam de um dia a uma semana. Outros buscam uma aproximação maior com Deus como o retiro do silêncio, por exemplo, no qual os participantes buscam uma interiorização maior e a motivação para o exercício pleno da caridade, da evangelização, do Cristianismo em si.

O ambiente tem papel fundamental no sucesso do retiro. Uma casa bem preparada com infraestrutura, em contato com a natureza, clima acolhedor, decoração harmônica, tranquilidade e silêncio completam a atmosfera que facilita tal exercício. Além de desfrutar de áreas de descanso, relaxamento e também uma comida saborosa e caseira.

Saúde e Paz!

Ademir Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.